A prefeitura de São Gabriel, na região central do Estado, confirmou na manhã desta quarta-feira, a quinta morte por gripe A no município. O Laboratório Central em Porto Alegre (Lacen) repassou o resultado da análise na terça-feira para a Secretaria Municipal de Saúde segundo a chefe do setor de Vigilância Epidemiológica, Edite Antoniazzi.
Hospital de São Gabriel restringe visitas após mortes por Gripe A
A vítima é um homem de 46 anos. Ele estava internado no Hospital Santa Casa de Caridade desde o dia 24 maio. Entre 8 e 19 do mesmo mês, quatro mortes foram confirmadas no município.
VÍDEO: médico de Santa Maria esclarece dúvidas sobre a gripe A
De acordo com o secretário de saúde, Daniel Ferrony, é preciso ficar atento aos sintomas da doença, e caso haja a suspeita de ter contraído a gripe A, buscar atendimento especializado. Entre os sintomas estão: dores na garganta, corpo – principalmente nas articulações – e semelhantes à gripe acompanhados de febre (acima de 38°C).
Ferrony explica que as pessoas precisam ter cuidado na hora de espirrar, não devem compartilhar talheres e, se possível, evitar aglomerações de pessoas.
Leia outras notícias de Geral e Polícia
Só na região central já foram registradas dez mortes por gripe A.
Vacinação
A prefeitura aponta que sobraram 140 doses da vacina contra a doença depois da campanha. Elas devem ser aplicadas a partir desta quinta-feira e estarão disponíveis para população em geral no posto de saúde localizado na Rua General Marques, no Centro.
A imunização será feita a partir das 8h. Quem chegar mais tarde não será vacinado.
Em São Gabriel, 98% do público-alvo foi imunizado.
"